quinta-feira, 7 de maio de 2009

França e Nova Zelândia investigam suspeitas de infecção por gripe suína

A França e a Nova Zelândia anunciaram neste domingo (26) que estão investigando casos de suspeita de gripe suína, que já atingiu Estados Unidos e México, onde a doença pode ter matado cerca de 80 pessoas --há 20 mortes confirmadas.Turistas usam máscaras na Cidade do México, para se proteger contra a gripe
Na Nova Zelândia, um grupo de dez estudantes pode ter contraído a gripe durante uma viagem ao México. O ministro da Saúde do país, Tony Ryall, afirmou que não há casos confirmados, mas exames preliminares detectaram a presença de um vírus da gripe que contém a cepa H1N1 --uma variação desse vírus é apontado como o causador da doença. De acordo com Ryall, nenhum dos estudantes está gravemente doente e, aparentemente, todos estão se recuperando. Os dez suspeitos de estarem com gripe suína fazem parte do grupo de 25 universitários e três professores que ontem foram colocados em quarentena assim que chegaram à Nova Zelândia. O grupo, que chegou do México, foi isolado porque 13 de seus integrantes apresentaram sintomas similares aos da gripe durante a viagem de volta. Como medida de precaução, todos foram submetidos a exames. Já a França examina dois casos suspeitos de gripe suína, em pessoas que viajaram ao México. O diretor-geral de Saúde, Didier Houssin, não deu detalhes sobre a suspeita, mas afirmou que, dado o tráfego de pessoas entre França e México, "não vão faltar outros casos". As autoridades do país criaram um centro de crise do ministério da Saúde para acompanhar a situação no México e seus possíveis reflexos na França. O Instituto Nacional de Vigilância Sanitária criou um mecanismo de alerta para detectar e verificar suspeitas de infecção. Na Ásia, que sofreu com a epidemia de epidemia de Sras (Síndrome Respiratória Aguda Severa) em 2003, países estão em alerta neste domingo. O Japão reforçou o controle nos aeroportos para passageiros vindos do méxico e a China estuda implementar medidas de inspeção e quarentena para prevenir a disseminação da doença. Aulas suspensas Em razão do surto da gripe suína, os colégios da Cidade do México ficarão fechados até 6 de maio. A medida afeta cerca de 7,5 milhões de estudantes e 420 mil professores distribuídos em 30 mil escolas. Até o momento, a doença deixou 20 mortos no país, embora o número de mortes suspeitas chegue cerca de 80 e o de pessoas hospitalizadas com sintomas some mais de 1.300. O ministro do Trabalho, Javier Lozano, recomendou aos empresários avisar à secretaria (ministério) de Saúde caso algum trabalhador apresente sintomas. Além disso, pediu que mantenham serviços higiênicos adequados. Lozano ainda solicitou aos empresários "flexibilidade" em relação aos trabalhadores que não tenham com quem deixar seus filhos.
O governo mexicano também decretou estado de emergência para combater a doença. O decreto prevê que funcionários do governo poderão entrar em qualquer imóvel público ou privado do país como parte das medidas estipuladas para fazer frente ao surto de gripe. Sem missa O arcebispado da Cidade do México anunciou a suspensão a partir deste domingo, de todas as missas na capital mexicana. "Estão suspensas todas as missas até novo aviso em todas as paróquias e capelas da cidade", afirmou à emissora Rádio Centro o responsável pela área de Rádio e Televisão do arcebispado, José de Jesús Aguilar.
Segundo Aguilar, a medida foi resultado de um acordo entre o cardeal Norberto Rivera e a Secretaria (Ministério) de Saúde. A decisão, explicou, não significa o fechamento das igrejas caso algum fiel queira ir rezar. Nova York suspeita Nos Estados Unidos, por enquanto, foram confirmados sete casos na Califórnia, dois no Texas e dois no Kansas. Mas os olhos estão voltados para Nova York, a cidade mais populosa do país e onde existe a probabilidade de que haja um foco entre alunos do centro de ensino médio San Francis, no Queens. Na sexta-feira, 75 estudantes do colégios, alguns dos quais tinha viajado ao México recentemente, começaram a sofrer enjoos, náuseas, febre e dores. Após submetê-los a um exaustivo exame médico, o Comissário de Saúde de Nova York, Thomas Frieden, disse ontem em entrevista coletiva que o exame de oito deles tinha dado positivo para o vírus da gripe tipo A, o mesmo da gripe suína. Os resultados definitivos devem sair hoje. A cidade, segundo os especialistas em saúde, é uma cidade especialmente propícia para a propagação de epidemias por causa de seus sistemas de transporte maciços e aglomerações em ruas e espaços públicos, como teatros, estações, e museus. Sintomas Os sintomas da gripe suína, um variante da tradicional cepa H1N1 que sofreu mutação dos porcos para os humanos, são febre superior a 39ºC, que se apresenta de maneira repentina, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e de articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal. Recomenda-se a utilização de máscara, não cumprimentar com a mão nem com beijo e evitar as aglomerações de pessoas.
Fonte: da Folha online

Nenhum comentário:

Postar um comentário