sexta-feira, 5 de junho de 2009

Investigação sobre queda do voo 447 não exclui terrorismo, diz ministro francês.

Imagem divulgada pela França mostra minissubmarino Nautile, que participará dos trabalhos de busca pelo Airbus da Air France
Da Folha Online
A investigação sobre a queda do Airbus que fazia o voo 447 da Air France não exclui a hipótese terrorista, afirmou nesta sexta-feira o ministro francês da Defesa, Hervé Morin.
"Não há nenhum elemento ou pista que nos permita corroborar isto [a hipótese de ato terrorista], mas a investigação em andamento nunca excluiu isso", disse.

Morin afirmou não ter sido informado de ameaças contra o voo ou de uma possível reivindicação. "Mas na maioria dos casos, quando há ato terrorista com aviões, não há reivindicação."
A aeronave que fazia o voo 447 desapareceu no oceano Atlântico na noite do último domingo (31), quando seguia do Rio para Paris com 228 pessoas a bordo --12 tripulantes e 216 passageiros de 32 países, entre eles 58 brasileiros, de acordo com a companhia área.
Nesta sexta, a chuva e a baixa visibilidade prejudicam as buscas no oceano, informou em Recife (PE) o brigadeiro Ramon Borges Cardoso, diretor do Decea (diretor do Departamento de Controle do Espaço Aéreo).
Nesta semana, aeronaves militares identificaram destroços nas águas, que ainda não foram removidos. Ontem, peças que seriam do avião foram retiradas do oceano, mas, segundo Cardoso,
não são do avião que fazia o voo 447. Uma mancha de óleo avistada no local também não foi relacionada com o acidente.
Os destroços que forem retirados da água serão levados para Fernando de Noronha. As investigações sobre o acidente ficam sob responsabilidade da França.
Os motivos da queda do Airbus ainda permanecem obscuros, inclusive para o órgão francês responsável pela investigação do acidente. O BEA (escritório de pesquisas e análises, na sigla em francês) afirmou nesta quinta-feira que as mensagens automáticas enviadas pela aeronave só ajudam a esclarecer duas coisas: que o avião passou por uma turbulência e uma tempestade.
Há certeza também de que o avião sofreu despressurização e uma pane elétrica, porque a aeronave enviou alerta automático do tipo durante o voo.







Um comentário: