segunda-feira, 15 de junho de 2009

OMS anuncia quase 36 mil casos da nova gripe em 76 países


Segundo agência da ONU, 35.928 pessoas já foram infectadas.
Número de mortos aumentou para 163.


A Organização Mundial da Saúde publicou em seu boletim desta segunda-feira (15) que o número de pessoas infectadas pelo vírus influenza A (H1N1), da gripe suína, subiu para 35.928, em 76 países. O último balanço da agência da ONU, do dia 12, apontava um número de 29.669 doentes.

Segundo o comunicado, o vírus já foi responsável por 163 mortes. O país com maior número de casos continua a ser os EUA, com 17.855.

Monitoramento

Especialistas pediram o monitoramento constante de como o novo vírus de gripe H1N1 se desenvolverá nos próximos meses no hemisfério sul, já que isso poderá ajudar a responder questões que vêm escapando aos cientistas há décadas.

Em artigo publicado na revista Nature, cientistas do Japão e dos Estados Unidos analisaram a literatura médica sobre as três mais recentes pandemias -a gripe espanhola de 1918-1919, a gripe asiática de 1957 e a gripe de Hong Kong de 1968- bem como a combate contra o vírus da gripe aviária H5N1 nos últimos dez anos.


No Brasil:

Número total de casos confirmados chega a 69.
Novos casos são em Santa Catarina (7) e Minas Gerais (4).

O Ministério da Saúde divulgou neste domingo (14) a confirmação de mais 11 registros de infecção pelo vírus Influenza A (H1N1) no Brasil. São sete novos casos em Santa Catarina e outros quatro em Minas Gerais. Todos são de pessoas infectadas no exterior. Ao todo, o Brasil já registra 69 casos da doença. Outros 70 casos suspeitos estão em observação pelas autoridades de saúde.

“Os 11 pacientes foram infectados pelo vírus A (H1N1) no exterior. Todos os pacientes estão em tratamento e passam bem”, afirma nota divulgada pelo Ministério da Saúde.

Do total de casos confirmados, 17 são de transmissão autóctone (ocorrida dentro do território nacional). Nestes casos, as pessoas foram infectadas em contato com paciente que trouxe o vírus de outro país. Por isso o Ministério enfatiza que não há transmissão sustentada no Brasil. Todas as pessoas que estabeleceram contato próximo com pessoas infectadas estão sendo monitoradas pelo sistema de saúde brasileiro.

Com os novos casos anunciados neste domingo, Santa Catarina ficou com a segunda posição isolada em número de casos, com 17 pacientes infectados. São Paulo é o estado com maior número de casos, com 23. Foram registrados ainda dez casos no Rio de Janeiro, nove em Minas Gerais, quatro em Tocantins, dois em Mato Grosso e no Distrito Federal e um no Rio Grande do Sul e na Bahia.

Além dos 69 casos já confirmados, o Ministério da Saúde acompanha 70 casos suspeitos, em que as amostras de secreções dos pacientes estão em análise laboratorial. Os casos suspeitos estão nos estados de São Paulo (23), Minas Gerais (14), Santa Catarina (7), Paraná (6), Pernambuco (6), Distrito Federal (4), Rio de Janeiro (2), Rondônia (2), Rio Grande do Sul (2), Rio Grande do Norte (2), Mato Grosso do Sul (1) e Paraíba (1).

A nova gripe foi classificada na quinta-feira (11) como “pandemia” pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Até o momento, 81 países têm casos confirmados da doença e em 35 há registros de transmissão dentro do país. Segundo a OMS, no entanto, apenas México, EUA, Canadá e Austrália (Estado da Victoria) são considerados países com transmissão sustentada da Influenza A (H1N1).

Reino Unido anunciou sua primeira morte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário