quarta-feira, 1 de julho de 2009

Agências das Nações Unidas debatem igualdade racial


Diálogos com a ONU reunirá representantes da Organização e da sociedade civil na II Conapir em Brasília

Brasília, 24 de junho De 25 a 28 de junho, Brasília será a sede da II Conferência Nacional de Igualdade Racial (II Conapir), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Um dos destaques do encontro, que reunirá cerca de 1.500 pessoas de todo o País, será o evento Diálogos com a ONU – Igualdade Racial, espaço destinado à interação entre o Sistema das Nações Unidas no Brasil e lideranças afrodescendentes, indígenas e de mulheres.

O diálogo entre representantes da sociedade civil e das Nações Unidas terá início às 18h30 do dia 26, no primeiro andar do Centro de Convenções. A abertura do evento será feita pelo ministro da Igualdade Racial, Edson Santos, e pela coordenadora-residente da ONU no Brasil, Kim Bolduc. A representante do UNICEF no País, Marie-Pierre Poirier, abrirá os debates, que contarão com a moderação do representante da UNESCO no Brasil, Vincent Defourny.

Objetivos do Milênio
Diálogos com a ONU – Igualdade Racial é uma iniciativa do Grupo Temático de Gênero e Raça das Nações Unidas em resposta à solicitação apresentada por lideranças negras, indígenas e de mulheres. O encontro tem por objetivo intensificar a troca de informação e a atualização sobre ações e abordagens adotadas para o enfrentamento do racismo e do sexismo na sociedade brasileira.

Criado para garantir a operacionalização das recomendações e implementação dos compromissos firmados nas Conferências Internacionais da ONU sobre Racismo, o Grupo Temático Gênero e Raça articula e integra as diversas iniciativas das Nações Unidas no Brasil para promoção da igualdade étnico-racial e de gênero, tanto internamente como no âmbito das parcerias com sociedade civil e governos.

Integram as metas do Grupo a ampliação do debate e a reflexão conjunta sobre os desafios do Brasil e demais países no enfrentamento e redução das desigualdades raciais, étnicas e de gênero, medidas necessárias para o efetivo cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

A Conferência
A II Conapir será aberta no dia 25, às 18h, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro Edson Santos e autoridades do governo federal. Divididos em seis eixos centrais – Terra; Educação; Trabalho e Renda; Segurança e Justiça; Saúde; e Políticas Internacionais –, os temas da Conferência serão debatidos por meio de painéis e grupos de trabalho que reunirão representantes do poder público e de movimentos sociais.

Entre os debates previstos, estão a abordagem de temas como cotas no ensino superior, terras quilombola, programas de saúde específicos para a população negra, combate ao racismo institucional e respeito às religiões de matrizes africanas. Demandas dos povos indígenas e de etnia cigana também serão tratadas no encontro. O relatório final da II Conapir será apresentado e votado na plenária final, dia 28, entre 14h e 18h.

Mais informações: http://www.conapir2009.com.br/

Contatos para imprensa
Assessoria de Comunicação do UNICEF
Alexandre Magno – Telefones: (61) 3035 1947 ou 8166 1636
Pedro Ivo Alcantara – Telefone: (61) 3035 1983

Nenhum comentário:

Postar um comentário